ASFEM 46 anos em 2020

No dia 15 de abril de 1974, têm-se a Certidão da Fundação da entidade ASFEM, com Ata de Instituição de Entidade, Aprovação dos Estatutos, eleição da primeira Diretoria e Conselho de Representantes. Esteve presentes o então Exmo. Secretário da Fazenda, Dr. Jaime Manoel Tavares Neiva de Santana, o Coordenador Geral da Receita Cândido Artur Medeiros Riberio, de grupo de assessores, diretores de departamentos, jobitel diretores de urafis, fiscais de rendas, coletores, administrativos e demais convidados.
A ASFEM no primeiro momento foi um recanto para o lazer de seus associados e dependentes, oferecendo serviços de assistência jurídica, médica hospitalar e dentária, concedendo auxílio natalidade, auxílio funeral, organizando e participando de atividades culturais, artísticas e desportivas entre seus associados, e consequentemente organizando sua biblioteca em diversos assuntos administrativos, xjobs artísticos, técnicos, sociais e culturais, tudo isso ficando à disposição dos seus associados. Se tudo isso é verdade eu não sei, pois não sou desse tempo de glória da ASFEM, mas está tudo escrito no Estatuto.
Com sede própria bem localizada na Avenida João Pessoa no bairro Filipinho, teve como primeiro Presidente o Auditor Fiscal, Dejard Martins nos tempos de ouro da ASFEM. A entidade nasceu grande e com um futuro promissor para levar com orgulho o nome de “Associação dos Servidores da Fazenda” com unidades em São Luís, Imperatriz, Caxias, Bacabal, Pedreiras, Santa Inês, Pinheiro, Dom Pedro, Chapadinha e Balsas. Os fundadores e dirigentes desse tempo devem se orgulhar, pois proporcionaram momentos festivos e comemorativos aos colegas e amigos fazendários e dirigiram com honradez e dignidade a nova entidade.
Nos últimos anos, por má administração por parte de seus presidentes e diretores, foi vendida para pagar dividas. Fato que deixou seus associados inseguros e muitos pediram desligamento, hoje a entidade sobrevive com poucos recursos financeiros. Contudo, tem se procurado conduzir a casa com mais cuidados, acertos dos pontos fracos e fortalecendo a nossa administração, para isso procuramos parceiros que ajudem a manter a entidade sempre firme, honrando seus compromissos, mas acima de tudo com transparência e responsabilidade. Foram feitos alguns cortes para reduzam de gastos. Para que possamos fazer algo é necessário que os colegas fazendários voltem a associar-se e os que estão permaneçam, só assim teremos condições de colocar nossos projetos em prática.
Agora, as vésperas de completar 46 anos de sua fundação a nossa ASFEM começa a caminhar a passos firmes na nova administração do atual Presidente Osbeck Lamartine.

Osbeck Lamartine
Presidente